top of page

OCMEM

Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais

 “Eu gosto de resolver problemas”, essa é a fala de uma aluna do 6º ano de uma escola municipal da zona rural de Caxias, que vivenciou a prática do Professor Me. Gleison Silva Pereira. A OCMEM foi idealizada a partir deste projeto desenvolvido com o objetivo de tornar as aulas de matemática mais significativas e atrativas aos alunos, criando uma cultura olímpica a partir da resolução de problemas. O professor Gleison Silva, apresentou uma proposta de competição entre escolas municipais, à Coordenadora da área de Matemática, Professora Sidmar Constancio, esta, prontamente, acolheu a proposta e partilhou a mesma com o Coordenador de áreas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia - SEMECT, Professor Paulo Cardoso.

A proposta foi levada ao conhecimento da Secretária Municipal de Educação, Professora Me. Ana Célia Damasceno, ganhando ainda mais força e consistência para a realização da olímpiada. Sob determinação da Secretária de Educação, foi instituído um Comitê Organizador regido pela Portaria Nº 1249/2024 GAB/SEMECT, com a participação dos professores da rede pública municipal de ensino. Nosso objetivo é mobilizar e difundir a matemática de forma significativa, priorizando o raciocínio lógico-matemático dos alunos.

 

Muito além da mera competição entre alunos, a olimpíada pretende motivar os alunos e professores para o ensino-aprendizagem de matemática, a possibilidade de descobrir potenciais talentos matemáticos, aos professores, a possibilidade de acesso a cursos de formação continuada, aperfeiçoamento de suas práticas, e compartilhamento de experiências exitosas no ensino de matemática, contribuindo para o desenvolvimento da educação municipal. Participar da OCMEM é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura coletiva de desmistificação de que a matemática é uma área temida e desinteressante para os alunos. Desenvolver e fortalecer uma cultura olímpica matemática será ponte para um ensino mais significativo, onde o aluno se sentirá participe do processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo suas habilidades de raciocínio lógico, e protagonismo, tomando a matemática como caminho exigente, mas possível, levando o ensino da rede pública a uma construção de acessibilidade e oportunidades para o pleno exercício da cidadania.

Há dois modos de bloquear o caminho do conhecimento: presumir a impossibilidade de se conhecer a verdade ou assumir que a verdade já é conhecida (Charles Sanders Peirce).

bottom of page